Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/10/2013 às 07:00

1ª Feira do Livro reúne autores e amantes da literatura em Manaus

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Mais de cinco mil visitantes já prestigiaram o evento na capital.Evento segue até dia 3 de novembro, no Manaus Plaza Shopping.

Pelo menos cinco mil pessoas já passaram pela 1ª Feira do Livro de Manaus nos dois primeiros dias do evento, realizado na Zona Centro-Sul da capital amazonense. A estimativa é do coordenador da Feira, Marinho Júnior. "Esse será um evento anual. Queremos mostrar os autores amazonenses e grandes nomes de fora para o público daqui", afirmou. O evento segue até dia 3 de novembro.

Um dos autores amazonenses que participa da feira é o ex-professor Robert de Abreu, de 37 anos. Com dois títulos no currículo, ele se especializou em ficção científica. "A ficção é uma coisa que nasceu comigo. Estar aqui e poder conversar com o público tem sido muito proveitoso", diz o escritor, que finalizou seus dois livros com mais de uma década de diferença. "Eu queria escrever o meu segundo título - Uma Conversa com Deus -, mas resolvi esperar e buscar mais conhecimentos para concluí-lo. Esse livro me fez mudar minhas visões sobre religião", acrescenta  Abreu.

Com apenas 17 anos, o estudante de Letras Jan Santos terminou o seu primeiro livro, "Evangeline - O Emissário de Fogo". Na época, a obra não chegou a ser publicada por falta de apoio. Hoje, aos 19, o rapaz aproveita a 1ª Feira de Livros para lançar "Evangeline - Relatos de Um Mundo Sem Luz", sua estreia propriamente dita. "Esse é um livro do gênero fantasia, com contos baseados no meu primeiro livro, que nunca foi publicado. São 11 contos que se passam no mesmo universo. É como se fosse um spin-off. Desde pequeno, eu sempre li muito. No primeiro ano do Ensino Médio, tive a chance de participar de um projeto que consistia em desenvolver um livro, que concluí dois anos depois", contou.

Usando o dinheiro do próprio bolso - obtido após três meses dando aulas de Língua Portuguesa -, Jan Santos bancou a publicação de "Relatos de Um Mundo Sem Luz". Indagado sobre os motivos de ter publicado a compilação em vez de "O Emissário de Fogo", Jan reconhece que a obra ainda pode ficar mais completa. "Quando escrevi esse livro, não tinha instrução. Com a faculdade de Letras, tive a chance de desenvolver minhas habilidades e de conhecer autores brasileiros", lembrou o universitário, que se inspira nos universos criados por George R.R. Martin (da saga "Guerra dos Tronos") e, principalmente, J. R. R. Tolkien ("O Senhor dos Aneis").

Amiga de Jan, a jornalista Wanessa Lean, 19, revelou que, apesar de nunca ter lido nenhuma das obras do rapaz, sempre acreditou em seu potencial. "Somos amigos há uns dois anos. Durante um acampamento, tive a chance de ouvir os poemas dele e fiquei encantada. Já comprei o livro hoje e, assim que chegar em casa, lerei com prazer", garantiu.

As crianças também marcaram presença na feira. Mesmo sem saber ler, a pequena Julia, de 5 anos, pediu para o pai levá-la ao evento. "Eu estou começando a dar mais atenção para a leitura e a escrita dela, já que ano que vem ela irá para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Já vejo um interesse por parte dela, que sabia mais sobre essa feira do que eu", diverte-se o assistente de informática Brasílio Martinez, 48.

A 1ª Feira do Livro continua até o dia 3 de novembro e terá a participação de autores como Guilherme Fiuza, Stella Maris, Tico Santa Cruz e Gabriel, O Pensador.