Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/02/2015 às 16:49

4G ficará saturado em três anos, alerta AMDOCS

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A previsão é resultado de pesquisa da consultoria Analysis Mason e se baseia da taxa de crescimento anual da demanda de dados comparada à expansão da capacidade instalada.

As redes 3G e 4G ficarão saturadas em dois ou três anos. A previsão consta de relatório da Amdocs, feito a partir de pesquisas da consultoria Analysis Mason, e se baseia da taxa de crescimento anual da demanda de dados, da ordem de 42,5%, comparada à expansão da capacidade instalada. O relatório foi feito a partir da análise de mais de 25 milhões de conexões de voz e dados nos locais de rede mais movimentados em todo o mundo nos últimos 12 meses.

O levantamento olhou, ainda, áreas com alta penetração de smartphones – nos centros das cidades e em alguns dos principais eventos mundiais em estádios. E constata que 20% dos locais de maior acesso são responsáveis por 80% de todo o tráfego de rede nas cidades. Esta concentração de demanda deverá acelerar a adoção de novas tecnologias de rede, como a proliferação de small cells e a introdução de WiFi carrier-grade.

A Amdocs ressalta, ainda, que as RAN (redes de acesso via rádio, na sigla em inlgês) causam o maior impacto na experiência de rede do cliente: 80% das quedas das chamadas de voz e mais de 50% dos problemas de rendimento com dados são originários dessas redes. Para o cliente, 25% a 40% trocam de operadoras devido à percepção de qualidade da rede.

O estudo diz que o consumo de dados também se concentra em poucas mãos. Mais uma vez, cerca de 80% dos dados na rede são utilizados por apenas 10% dos assinantes. Este segmento de heavy data users consome até 10 vezes mais dados por sessão que o usuário médio.