Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/11/2012 às 17:01

'A cultura sempre foi minha causa parlamentar', diz Sarney após homenagem

Escrito por: Rodrigo Baptista
Fonte: Agência Senado

Após ser agraciado nesta segunda-feira (5) com a Ordem do Mérito Cultural - mais alta condecoração da cultura brasileira -, o presidente do Senado, José Sarney, se disse gratificado com a honraria e com o reconhecimento de sua atuação em prol da valorização do setor. Segundo Sarney, a cultura sempre foi sua principal causa parlamentar.

- Sinto-me gratificado e agradecido à ministra [da Cultura] Marta Suplicy e à nossa presidente Dilma Rousseff porque, na realidade, minha causa parlamentar foi a cultura. Quem levantou o problema de incentivos à cultura no país fui eu há mais de 50 anos – disse Sarney, lembrando ter apresentado uma série de projetos sobre o tema ao longo de seus mandatos de senador e deputado federal.

Além de Sarney, outros 40 cineastas, poetas, intelectuais e instituições foram homenageados pelo Ministério da Cultura com a condecoração. Durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a presidente Dilma justificou a inclusão de Sarney entre os homenageados em função, principalmente, da edição da Lei 7.505, de 2 de julho de 1986, quando ele ocupava a presidência da República.

Batizada como Lei Sarney, a norma foi a primeira legislação federal de incentivo fiscal à produção cultural.

- É grande a felicidade, ainda mais ao ver o reconhecimento que se faz a todos aqueles artistas e produtores culturais que trabalham pela cultura do Brasil – elogiou Sarney, em entrevista à TV Senado.