Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/12/2014 às 16:50

Abert, Globo, Record, Algar, Claro, TIM e Vivo juntas no grupo para a migração da TV analógica

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A formação do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV ? GIRED ? que vai decidir todo o processo de migração das TVs analógicas para os canais digitais e limpeza da faixa de 700 MHz para o ingresso da banda larga 4G foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). Este grupo vai opinar sobre como deverá ser feita esta migração, a distribuição dos conversores de TV digital, antenas e filtros para a população de baixa renda, e as cidades onde poderá haver a antecipação do cronograma do switch off analógico.

A formação do  Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV – GIRED – que vai decidir todo o processo de migração das TVs analógicas para os canais digitais e limpeza da faixa de 700 MHz para o ingresso da banda larga 4G foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). Este grupo vai opinar sobre como deverá ser feita esta migração, a distribuição dos conversores de TV digital, antenas e filtros para a população de baixa renda, e as cidades onde poderá haver a antecipação do cronograma do switch off analógico.

As operadoras de telecom têm defendido a necessidade de antecipar a limpeza da faixa na cidade do Rio de Janeiro, onde o ingresso da 4G está programado apenas para 2018, mas   alegam a necessidade do espectro para as Olimpíadas 2016.

No grupo constituído pela Anatel – cujo coordenador será o conselheiro Rodrigo Zerbone – a Rede Bandeirantes não  ficou de fora, sendo representada pelo mesmo diretor da SET. Os mais importantes grupos empresarias de radiodifusão estão presentes, ao lado das operadoras que compraram a frequência de 700 MHz.

Compõem o Gired: Luiz Roberto Antonik, da Abert; Fernando Ferreira, da SET e Rede Bandeirantes ; Liliana Nakonechny, da TV Globo;  André Felipe Trindade, da TV Record. Pela Telefônica/Vivo – Leila Loria; pela Claro- Oscar Petersen; pela TIM- Mario Girasole; pela Algar Telecom- Renato Pachoreli. Haverá ainda um titular da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, que não foi indicado, devido às futuras mudanças ministeriais. Todos os indicados têm seus suplentes.