Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/10/2013 às 10:09

Agência dos EUA coletou milhões de e-mails

Escrito por: Bruce Scnheier
Fonte: Correio Braziliense

Agência dos EUA coletou milhões de e-mails

Existe uma grande possibilidade de a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos guardar em seus servidores os catálogos de endereços que você mantém na agenda do e-mail ou em softwares de bate-papo, além do site Facebook. Documentos divulgados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden revelam que, a cada ano, o departamento Operações de Fontes Especiais da NSA coleta centenas de milhões de listas de contatos e contas de softwares de mensagem instantânea (chats) em todo o mundo, incluindo 250 milhões de endereços eletrônicos. Em único dia, o organismo capturou 444.743 e-mails do Yahoo; 105.068 do Hotmail; 82.858 do Facebook; 33.697 do Gmail e 22.881 de outros provedores.

De acordo com o jornal The Washington Post, o programa de coleta de dados, até então desconhecido, intercepta os catálogos de endereços dos serviços de e-mail e as "listas de amigos" de chats, no momento em que o usuário acessa o sistema, escreve uma mensagem ou sincroniza o computador com a informação armazenada em servidores remotos. "Esse tipo de vigilância em massa infringe o direito à liberdade de expressão e é nociva à democracia", admite ao Correio o norte-americano Matthew Green, professor do Instituto de Segurança da Informação da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. "Como os catálogos de endereços não costumam ser encriptados, a NSA aprendeu a varrê-los e a processar a informação. É uma tecnologia perfeita, pois esboça um retrato de quem fala com quem, mesmo que a comunicação tenha ocorrido no passado", explica Green.

Bruce Schneier, autor de 12 livros sobre segurança na internet e um dos mais renomados especialistas em criptografia nos EUA, ressalta que o novo programa da NSA se infiltra diretamente no backbone da internet (as rotas de dados entre redes interconectadas e servidores centrais), por meio de acordos secretos com companhias telefônicas ou do grampeamento de cabos submarinos. "Uma vez que obtêm os dados, usam poderosos pacotes de softwares inspetores, que executam sistemas de identificação e de cópia. Um deles "caça" as listas de contatos de e-mails e chats e as reproduz. Empresas como Google, Yahoo e Microsoft não têm ideia do que ocorre", afirma à reportagem, por e-mail.

Um porta-voz do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, órgão responsável por vistoriar a NSA, garantiu que a agência "está focada em descobrir e desenvolver inteligência sobre alvos externos, como terroristas, contrabandistas de drogas e traficantes de pessoas". "Nós não estamos interessados em informação pessoal sobre americanos comuns", assegurou ao Washington Post.

Eu acho...

"As listas de contatos presentes nos gerenciadores de e-mails e no Facebook fornecem à NSA dados sobre quem são seus amigos, amantes, confidentes e sócios. São informações incrivelmente íntimas, coletadas sem qualquer mandado ou processo judicial."
» Bruce Scnheier, autor de 12 livros sobre segurança na internet e especialista em criptografia