Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/12/2015 às 14:54

Alibaba anuncia compra de tradicional jornal chinês

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Alibaba aposta em compra de jornal para burlar censura na China

O Alibaba, gigante do e-commerce pela internet, anunciou a compra do jornal chinês South China Morning Post, de Hong Kong, um dos veículos em língua inglesa mais influentes do país. 
 
Segundo a Folha de S.Paulo, a compra faz parte de um plano "ambicioso para remodelar a cobertura da mídia chinesa", que sofre com a censura das autoridades do país e é malvista por executivos e conglomerados midiáticos do Ocidente. 
 
Em carta aberta, o vice-presidente executivo do Alibaba, Joseph Tsai, defendeu a necessidade do mundo em conhecer a pluralidade em relação ao país. "O mundo necessita de uma pluralidade de pontos de vista no que diz respeito à cobertura sobre a China. Nossa meta é fazer com que o número de leitores do South China Morning Post aumente globalmente, com foco naqueles ‘interessados em entender melhor a segunda maior economia mundial". 
 
O executivo ainda comentou que a primeira mudança instaurada no jornal será a exclusão do sistema de "pay wall" – no qual os leitores têm acesso restrito após um determinado número de leituras. "Como muitas mídias impressas, o SCMP enfrenta desafios em meio às dramáticas mudanças na forma como as notícias são reportadas e distribuídas (...) nós vemos a oportunidade perfeita para casar nossa tecnologia com a profunda tradição do SCMP".