Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/10/2016 às 15:38

Anatel abre consulta para ajustar cerca de 15 mil torres de celular

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

A Anatel abre nesta quarta, 5/10, os 30 dias de prazo para receber contribuições à consulta pública do novo regulamento sobre compartilhamento de infraestrutura. A norma, que regulamenta previsões da Lei 11.934/09, tem como foco imediato o ajuste de cerca de 15 mil torres de celular à regra geral de afastamento mínimo de 500 metros entre elas. 
 
Essa revisão do regulamento também tem o objetivo de estabelecer o compartilhamento da capacidade excedente nos diversos tipos de infraestrutura passiva, como postes, torres, mastros, dutos, armários, etc. Esse compartilhamento deverá ser negociado em ofertas públicas, dentro do sistema de ofertas de atacado da Anatel (SNOA/SOIA). 
 
Televisão
 
Também nesta quarta, a Anatel abriu outra consulta pública, esta por 60 dias, que libera a fatia de espectro entre 2,3 e 2,5 GHz, atualmente em uso pelas emissoras de televisão, para ser usada por serviços de telecomunicações – como telefonia móvel ou acesso a internet. 
 
Ao liberar essa fatia de espectro para as teles, a proposta prevê destinar à televisão as faixas de 2025 MHz a 2110 MHz e 2200 a 2300 MHz para os serviços de SARC e RpTV (repetidoras). Adicionalmente, libera a faixa de 3,3 a 3,4 GHz para as reportagens móveis, superando aquele problema de interferência.