Sabado, 16 de Janeiro de 2021
Como se associar?Clipping
14/05/2008 às 08:41
Escrito por: Lorenna Rodrigues
Fonte: Folha Online
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) analisa amanhã (14) mudanças nas regras do setor de telecomunicações. De acordo com o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, será elaborado um plano que especificará as mudanças necessárias para atualização de regulamentos, portarias e normas da própria agência para os próximos dez anos.
"Estamos no meio de uma revolução tecnológica e em uma revolução de investimentos. Houve um monte de mudanças no Brasil", afirmou.
A primeira mudança, segundo Sardenberg, será no PGO (Plano Geral de Outorgas), que proíbe a compra de uma empresa de telecomunicações por outra da mesma área --e atualmente impede que a compra da Brasil Telecom pela Oi seja aprovada pela agência.
As mudanças no PGO e a atualização de normas do setor foram pedidas pelo Ministério das Comunicações. Em fevereiro o ministério enviou documento à Anatel recomendando à agência que retirasse dois artigos do PGO e que revisse as "restrições regulatórias" para permitir a convergência entre voz, vídeo e dados.
O plano --chamado de Plano de Atualização do Marco Regulatório das Telecomunicações-- atenderá a segunda parte do pedido feito pelo órgão. A expectativa é de que as modificações no PGO sejam analisadas pelo conselho até o final do mês. Antes de serem aprovadas, porém, os dois planos serão submetidos à consulta pública.
Na semana passada, Sardenberg apresentou as mudanças no plano de atualização para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que ele gostou" disse Sardenberg.
Segundo Sardenberg, as mudanças sugeridas no plano serão apenas em normas da própria agência e não em leis, que teriam que passar pelo Congresso Nacional. O plano apontará quais mudanças deverão ser feitas, mas cada modificação tramitará separadamente dentro da agência.