Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/11/2016 às 15:24

Anatel e operadoras montam 'sala de situação' para nono dígito

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A Anatel aciona nesta sexta, 4/11, a ‘Sala de Situação’ de onde serão coordenados, no Rio de Janeiro, os trabalhos de implantação do nono dígito na telefonia móvel nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trabalho envolve representantes da agência, das operadoras e de fabricantes de equipamentos de redes. 
 
Segundo o coordenador de numeração da Anatel, Affonso Feijó Ribeiro, o objetivo é que o grupo possa resolver qualquer emergência durante a implantação do sistema, que começa no domingo, 6/10. Foram realizados 95 mil testes durante a primeira simulação de funcionamento do nono dígito no Sul, com 100% de eficiência.
 
Com a implantação do nono dígito a capacidade de numeração de cada DDD aumenta de 37 milhões para 90 milhões, atendendo a expansão da telefonia móvel e também a crescente demanda de  aplicações máquina a máquina (M2M) e internet das coisas (IoT), como automação residencial e rastreamento de veículos.  
 
O processo começou ainda em 2012, tendo como primeiro alvo a cidade de São Paulo  (DDD 11), onde na época já estava indicada a falta de numeração para novas linhas celulares. A implantação do nono dígito é gratuita e de responsabilidade das prestadoras da telefonia móvel. As operadoras disponibilizam aplicativos que auxiliam o consumidor na atualização de sua agenda.