Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/06/2008 às 08:41

Anatel pretende implantar Regulamento de Numeração para banda larga

Escrito por: Mônica Tavares
Fonte: O Globo Online

Brasília - Entre os principais objetivos do Plano Geral para Atualização da Regulamentação no Brasil (PGR) estão a massificação da banda larga e a redução de barreiras de acesso aos serviços de telecomunicações para a população de menor renda. Uma das propostas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para conseguir estes objetivos é implantar um Regulamento de Numeração para a banda larga, o que tornaria as ligações mais fáceis.

Segundo o superintendente de Serviços Móveis, Jarbas Valente, este sistema já esta sendo testado em Portugal e na Inglaterra. Outro regulamento que será editado no médio prazo, entre dois e cinco anos, é o que vai aumentar o tamanho das 67 áreas de registro (locais) da telefonia móvel. Com a medida, muitas ligações interurbanas passarão a ser locais, reduzindo o preço da ligação.

A partir de agora, a Anatel vai fazer pesquisas de qualidade com menor enfoque na área técnica. O superintendente disse que está sendo escolhida a empresa de pesquisa que vai elaborar os indicadores para medir o que o consumidor está achando das operadoras.

- O objetivo é medir a percepção do usuário. Começa pelo serviço celular - disse Jarbas Valente.

O PGR abordou quatro serviços - telefonia fixa, telefonia móvel pessoal, TV por assinatura e banda larga (serviço de comunicação multimídia). Ele foi publicado nesta terça-feira para consulta pública durante 30 dias e prevê ações de curto, médio e longo prazo.