Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/08/2013 às 15:00

Anatel prevê alta de 10% a 12% do mercado de TV paga

Escrito por: Redação
Fonte: Diário Catarinense

No ano passado, mercado terminou com 16,188 milhões de assinantes

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, projeta que o mercado de TV paga deverá crescer de 10% a 12% este ano no País ante 2012.

- Está acontecendo uma desaceleração do crescimento, pela economia (mais fraca) e a renda que não cresce mais na mesma velocidade - afirmou nesta terça-feira, 27, durante encontro do setor de telecomunicações Tele.sintese.

Ele lembrou que nos últimos tempos o setor verificava taxas de 30% de crescimento. A projeção da Anatel é inferior à da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que prevê uma alta de 14%.

No final do ano passado, o mercado terminou com 16,188 milhões de assinantes. Em junho, este número atingiu 16,960 milhões. Assim, o crescimento anual da base encontra-se, atualmente, na faixa de 4,7%.

O presidente da Anatel acrescentou que a redução do ritmo de crescimento do setor vem passando, em parte, pela questão de preços. Ele ressaltou, por exemplo, que a questão dos empacotamentos de canais eleva os valores cobrados dos assinantes.

- A renda das famílias não vem conseguindo absorver os custos dos pacotes. E isso vem dificultando o crescimento em certas regiões do país. Talvez fosse melhor oferecer um pacote mais básico - completou.

Rezende ressaltou, porém, que a expectativa do mercado é de crescimento nos próximos anos, em razão da baixa penetração de domicílios com TV paga.

- Temos 60 milhões de domicílios, mas com uma penetração de 30%. Abaixo da Argentina, que é de 50% a 60% - disse.

Segundo ele, o país tem condições de atingir uma penetração de 70% dos domicílios com TV paga entre 2018 e 2020.