Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/11/2016 às 16:48

Anatel sustenta que todas as demandas do setor estão sendo tratadas

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann e Pedro Costa
Fonte: Convergência Digital

Um mês e meio depois de assumir o comando da Agência Nacional de Telecomunicações, Juarez Quadros aproveitou o Painel Telebrasil 2016, realizado nesta quarta-feira, 23/11, para um relato extensivo de como as demandas das operadoras já começara a ser tratadas pelo regulador. Ao tratar de 14 pontos específicos que o setor reivindica, Quadros indicou uma série de alterações regulatórias a serem adotadas ainda no curto prazo. 
 
“No dia que tomei posse, as empresas levaram tantas demandas que quase não assumi. Pensei em colocar um divã e uma poltrona para ouvi-los e em vez de presidente ser analista”, brincou. Logo de saída, as teles elencaram mais de uma dezena de demandas para o desenvolvimento do setor. 
 
Quadros indicou que a regulação vem sendo simplificada, ao mesmo tempo em que temas caros às operadoras estão sendo endereçadas, como a metodologia de aplicação de multas, de reajustes e a eventual retirada das receitas de interconexão da base tributária, ou os critérios de avaliação da qualidade, com privilégio da percepção dos consumidores.  
 
Ao listar 14 pontos importantes para as telecomunicações, a única sugestão de contrariedade veio no final: Anatel e Aneel devem retomar a pressão sobre as operadora para disciplinar o uso de postes do setor elétrico. “Decidi, junto com diretor geral da Aneel, instalar um grupo de trabalho com participações das áreas técnicas para estudar revisão da resolução (04/2015)”, revelou. Assistam a apresentação do presidente da Anatel, Juarez Quadros.
 
Assista ao video: https://youtu.be/sr05wGwTrIo