Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/10/2016 às 14:19

Anatel vai liberar mais faixas da televisão para a telefonia móvel

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

A Anatel vai colocar em consulta pública por 60 dias uma proposta que libera a fatia de espectro entre 2,3 e 2,5 GHz, atualmente em uso pelas emissoras de televisão, para ser usada por serviços de telecomunicações – como telefonia móvel ou acesso a internet. 
 
A proposta endereça um problema atualmente vivenciado pela radiodifusão, notadamente na realização de reportagens externas. É que o uso da faixa de 2,4 GHz cria interferências com sistemas de WiFi. Segundo o relator da proposta, Rodrigo Zerbone, isso acaba prejudicando a televisão visto que “as emissoras não conseguem utilizar na prática a faixa completa”. 
 
Ao liberar essa fatia de espectro para telecom, a proposta prevê destinar à televisão as faixas de 2025 MHz a 2110 MHz e 2200 a 2300 MHz para os serviços de SARC e RpTV (repetidoras). Adicionalmente, libera a faixa de 3,3 a 3,4 GHz para as reportagens móveis, superando aquele problema de interferência. 
 
Finalmente, fica também incorporado pelos regramentos da Anatel fixar data limite de ocupação dos 700 MHz pela radiodifusão em 2018, prazo já estabelecido em Decreto presidencial.