Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

10/01/2014 às 13:31

Aplicativo criado por implementador do MPS permite localizar guias MPS de maneira rápida

Escrito por: Redação
Fonte: ABINEE

Disponível na versão IOS, a ferramenta também será adaptada para Android no primeiro trimestre deste ano

Está disponível para download na Apple Store o aplicativo "Guias MPS", ferramenta que oferece aos profissionais atuantes na área de qualidade de software e membros da comunidade MPS uma edição eletrônica reunindo informações sobre os guias dos modelos MR-MPS-SW (Software) e MR-MPS-SV (Serviços).

A necessidade pessoal do implementador do MPS Leonardo Martins de localizar rapidamente os guias de implementação MPS, principalmente durante suas consultorias, o incentivou a desenvolver o aplicativo móvel.

"Eu levava um tempo considerável para localizar o material nos PDFs e, por isso, achei interessante fazer um guia de acesso rápido no iPad; assim criei a primeira versão apenas para uso próprio. Comentando sobre isso com profissionais da área durante um evento do setor, surgiu a ideia de fazer para iPhone também e, posteriormente, disponibilizar para a comunidade MPS.", relatou. Segundo Martins, o processo de desenvolvimento para o smartphone, que teve início após o SBQS 2013 (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software), não exigiu muito tempo por se tratar de um aplicativo simples.

O app apresenta a estrutura do MR-MPS-SW e do MR-MPS-SV e possibilita a consulta aos níveis do modelo MPS do G ao A; sendo que, para cada nível, são listados os seus respectivos processos de forma muito semelhante ao índice dos guias oficiais do MPS. Ao clicar em um processo, são detalhados os resultados esperados e, posteriormente, os resultados de atributos de processo com as informações do guia de implementação MPS, como fundamentação teórica, propósito e detalhes de implementação.

Novas funcionalidades estão sendo estudadas; entre elas a inserção de informações sobre as organizações com avaliação MPS vigente e a disponibilização de dados das estatísticas da pesquisa iMPS - Resultados de Desempenho das Organizações que Adotaram o Modelo MPS. Até o momento, o aplicativo registra aproximadamente 100 usuários.

Para Kival Weber, coordenador-executivo do Programa MPS.BR, o aplicativo será uma ferramenta de pesquisa de grande valia para o público, "pois, a qualquer hora, em qualquer lugar e com poucos toques na tela do celular, será possível encontrar materiais que orientam os trabalhos realizados no programa MPS.BR e no modelo MPS".

Interessados em utilizar o aplicativo "Guias MPS" podem fazer o download através do link: https://itunes.apple.com/pt/app/guias-mps.br/id701773915?mt=8

Sobre a Softex (www.softex.br) - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O "Sistema Softex" reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).