Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/11/2015 às 13:16

Após criticar ódio aos refugiados, jornalista é atacado em Berlim

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalista foi agredido por defender refugiados na Alemanha

O jornalista alemão Helmut Schümann, conhecido por suas críticas à extrema-direita no jornal Tagesspiegel, informou que foi agredido na semana passada, em Berlim, por um desconhecido que o chamava de "porco sujo esquerdista". 
 
Em sua página no Facebook, o repórter relacionou o ataque a uma coluna publicada recentemente. Intitulada "É este ainda nosso país?". Schümann usou o espaço para condenar o ódio contra os refugiados.
 
Segundo ele, a hostilidade contra os imigrantes é estimulada pelos movimentos de extrema direita, como o coletivo Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida) e o partido eurocético e conservador Alternativa pela Alemanha.
 
De acordo com a agência de notícias EFE, o redator-chefe do  berlinense Tagesspiegel condenou o ataque ao jornalista, o qual avaliou também como uma agressão "às liberdades de imprensa e opinião".  
 
Segundo índices do departamento federal da polícia alemã, houve cerca de 600 ataques contra albergues de refugiados, assim como de agressões e delitos xenófobos apenas neste ano. O governo alemão admitiu que segue "com considerável preocupação" pela alta estimativa de violência.