Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

22/06/2016 às 15:37

Após prisão de colegas, jornalista participa de ação de jornal turco

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O jornalista turco Can Dündar, em liberdade sob o pagamento de fiança após ser condenado a cinco anos e dez meses por revelar segredos de Estado, assumiu o papel de editor do jornal Özgür Gündem para demonstrar apoio ao veículo pró-curdo mais antigo do país e que já enfrentou uma série de repressões do governo. 
 
Segundo o The Guardian, Dündar participou de uma reunião editorial na manhã da última terça-feira (21/6). "Se nos dizem para não ir a este jornal, vamos insistir em ir. Se nos dizem para não assistir a um determinado canal de televisão, vamos insistir em vê-lo, e é assim que vamos defender os nossos direitos", ponderou.
 
Na segunda (20/6), a Justiça turca prendeu o representante da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Erol Önderoglu, o jornalista Ahmet Nesin e o presidente da Fundação de Direitos Humanos da Turquia, Sebnem Korur Fincanci, por propaganda terrorista. Os profissionais também participaram da campanha do jornal.
 
Cerca de 200 pessoas se reuniram em frente à redação do Özgür para protestar contra a prisão dos jornalistas. "A imprensa livre não pode ser silenciada", diziam os manifestantes. Ao todo, 44 profissionais de imprensa e intelectuais já participaram da ação. Trinta e sete deles são investigados pela Justiça.