Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

08/01/2016 às 14:57

Após seis anos, imprensa é liberada para cobrir posse de novo legislativo venezuelano

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Após seis anos de restrição, veículos de imprensa nacionais e internacionais foram liberados para entrar e cobrir a posse de novos membros do órgão legislativo na Venezuela, na última terça-feira (5/1).
 
Após seis anos de restrição, veículos de imprensa podem cobrir posse de novos membros do órgão legistivo
De acordo com o portal RunRunEs, o novo presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, deu “as boas vindas aos meios com um grito de ‘portas abertas!’, sob aplausos dos trabalhadores da comunicação”.
 
A relação entre o governo e a imprensa na Venezuela carrega um conflito desde 1999, quando Hugo Chávez foi eleito. O impasse continuou com o sucessor, Nicolás Maduro, o que gerou pressões sobre os veículos, incluindo a falta de acesso à informação e a escassez de recursos.
 
Segundo o El País, o acesso foi barrado definitivamente no começo da última legislatura (2011-2016). O Parlamento mudou o regulamento dos debates e proibiu que os jornalistas circulassem entre os eleitos ou até mesmo ocupassem um dos lugares reservados para a imprensa.
 
Ao blog Jornalismo nas Americas, a vice-presidente do Sindicato Nacional de Jornalistas (CNP, na sigla em espanhol), Nikary González, afirmou que a medida representa um primeiro passo para recuperar a liberdade de expressão no país, já que a Assembleia pode promulgar leis relacionadas ao livre acesso à informação.