Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/02/2016 às 15:44

Após serem libertados, jornalistas presos no Barein deixam o país

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

De acordo com a Reuters, a jornalista americana Anna Therese Day e três membros de sua equipe presos no Barein acusados de entrarem ilegalmente no país e estarem envolvidos em atividades ilegais deixaram o país após serem libertados no início desta terça-feira, segundo informações seus familiares em um comunicado.
 
Segundo informações O Barein havia informado que suas forças de segurança detiveram quatro cidadãos norte-americanos no último domingo (14/2) enquanto eles participavam junto com um grupo de sabotadores que realizavam atos de rebeldia no vilarejo de Sitra, um vilarejo de maioria xiita ao sul da capital Manama.
 
Xiitas reclamam de discriminação pelo governo sunita e querem mais voz na política da ilha. Grupos de direitos humanos dizem que as autoridades intensificaram a repressão aos dissidentes e acusam as forças de segurança do uso de tortura para extrair confissões.
 
O reino aliado dos EUA, onde a Quinta Frota Naval norte-americana está sediada, conteve as manifestações de 2011 pela força com ajuda de Estados do Golfo Pérsico, entre eles a Arábia Saudita. Mas o Barein continua a testemunhar episódios de insatisfação, especialmente nos vilarejos de maioria xiita.