Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/04/2014 às 10:21

Apple, Google e Microsoft se mobilizam contra roubos de smartphones

Escrito por: Redação
Fonte: Midia News

DIVULGAÇÃO

Clique para ampliar

Algumas das maiores empresas do setor de telefonia móvel, incluindo Apple, Google e Microsoft, assinaram um termo de compromisso para incluir novas tecnologias antirroubo nos smartphones. A medida deve entrar em vigor a partir de julho de 2015 para os smartphones produzidos nos Estados Unidos.

A Wireless Association anunciou a assinatura do "Termo de compromisso voluntário antirroubo" nesta terça-feira (14). Entre as empresas que assinaram também estão as fabricantes Samsung, Nokia, HTC, Huawei e Motorola e as operadoras americanas de telefonia AT & T, Verizon, Sprint T-Mobile e U.S. Cellular.

Os que assinaram concordam que os novos modelos de smartphone fabricados a partir de 2015 e vendidos nos Estados Unidos terão uma ferramenta antirroubo pré-instalada ou disponível para download.

A ferramenta vai permitir que os usuários apaguem dados do telefone remotamente para torná-lo inoperante caso o smartphone seja roubado ou perdido. Além disso, a tecnologia antirroubo pretende prevenir a reativação do aparelho sem a autorização do usuário (incluindo tentativas de reset de fábrica). Entretanto, os donos dos celulares ainda vão poder reverter a inoperabilidade e restaurar os dados do telefone caso ele seja recuperado.

A iniciativa foi tomada depois que vários Estados americanos começaram a considerar leis que fariam uma espécie de "morte antirroubo" obrigatória para smartphones. Em fevereiro de 2014, o senador Mark Leno, da Califórnia, propôs um projeto de lei que exige que os fabricantes instalem softwares do tipo nos aparelhos. No mesmo mês, outro projeto semelhante foi apresentado com o nome de "Lei de prevenção de roubos de smartphones".