Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/08/2010 às 13:07

Aprovada criação do Fórum Internacional de TV Digital

Escrito por: Renata Maia
Fonte: Ministério das Comunicações

Proposta brasileira trata exclusivamente de questões relacionadas à harmonização das normas técnicas pelos países membros

São Paulo (SP) - A proposta brasileira de constituição formal do Fórum Internacional do ISDBT (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) foi aprovada, nesta terça-feira (24), em São Paulo, durante a 3ª reunião do Fórum, realizada paralelamente ao Congresso Anual da Sociedade de Engenharia e Televisão.

Formada por representantes de governos, emissoras e indústrias de todos os países que já adotaram o padrão nipo-brasileiro, a proposta sugere que o Fórum Internacional trate exclusivamente de questões relacionadas à harmonização das normas técnicas nesses países. “Nossa missão será basicamente trabalhar para que não haja empecilhos ao tráfego de equipamentos, garantindo a interoperabilidade, promovendo o desenvolvimento e ampliando as oportunidades de negócios para todos os envolvidos”, destacou o presidente do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre, Frederico Nogueira. Por sugestão de representantes de diversos países, o Brasil assumirá, interinamente, a presidência do Fórum Internacional, até que aconteça a eleição do presidente, prevista para a próxima reunião, a ser realizada no Chile, em março de 2011.

O grupo decidiu, também, criar uma comissão constituída especificamente de membros dos governos, a ser presidida pela Argentina e que deverá tratar de temas mais abrangentes, como as políticas públicas, além de questões referentes a treinamentos, pesquisas e estudos relacionados à TV Digital.

A reunião contou com a participação da maioria dos países que já adotaram a TV Digital (ISDBT), além de Angola e Guiné Biassau, que ainda não anunciaram qual padrão irão adotar.