Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/06/2016 às 15:04

Assange completa quatro anos refugiado na embaixada do Equador em Londres

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

No último domingo (19/6), o jornalista australiano e fundador do WikiLeaks, Julian Assange, completou quatro anos refugiado na embaixada do Equador em Londres. O dia foi marcado por protestos a seu favor em diversas capitais da Europa. 
 
De acordo com a AFP, uma série de personalidades como o filósofo Noam Chomsky, o ex-ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis, a estilista Vivienne Westwood, os cineastas Michael Moore e Ken Loach, manifestam apoio ao ativista com músicas e discursos.
 
"Normalmente, estou muito isolado aqui na embaixada", revelou Assange em um vídeo transmitido ao vivo. "É incrível sentir que tenho tanto apoio", completou. Em Madri, um ato foi organizado pelo eldiario.es. O evento teve a presença do ex-magistrado Baltasar Garzón. Ele avalia que o fundador do WikiLeaks é uma "vítima da perseguição política".
  
Outras manifestações devem ocorrer ao longo desta semana em capitais como Nova York, Quito, Buenos Aires e Montevidéu. Assange se refugiou em 19 de junho de 2012 na embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradição para a Suécia, onde seria interrogado por delitos sexuais, crimes que ele nega ter cometido.