Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/05/2013 às 12:12

Audiencia pública da Alepe debate falta de investimento nas bibliotecas nesta segunda

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Commércio (PE)

A falta de investimento e manutenção das bibliotecas públicas do Estado será discutida e pautada na manhã desta segunda-feira (20) em uma audiência pública. Com o tema "Em defesa das bibliotecas, livro, leitura e literatura", a audiência está marcada para as 10h, no Auditórui do anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Solicitada pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLL), de Olinda, a audiência pública contará com a presença da coordenadora executiva do CCLL, Cida Fernandez. "Queremos nesta audiência pontuar o despropósito da política de desenvolvimento econômico versus o desenvolvimento humano, apresentando a situações das bibliotecas. Nosso objetivo é discutir o investimento realizado na economia que contrapõe com o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)", explicou.

Além de Cida, estão confirmados para integrar a mesa da audiência a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Ana Selva, e a representante do Ministério da Cultura (Minc), Ana Dourado. Deverão comparecer ainda representantes de outras secretarias estaduais. A necessidade de investimento para o incentivo à leitura aliada à perspectiva humanística é, segundo Cida, importante para que o Plano Estadual para Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura seja traçado. "Queremos sair hoje com a pauta para a construção deste plano", ressaltou.

Será também discutida na audiência desta sexta a formação de novos autores e ilustradores para a manutenção da cadeia produtiva do mercado de leitura.