Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

22/10/2012 às 13:52

Aumento dos pontos de cultura em São Paulo

Escrito por: Montserrat Bevilaqua, Ascom/MinC
Fonte: Ministério da Cultura

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o secretário de Cultura do estado de São Paulo, Marcelo Araújo, tiveram uma primeira reunião de trabalho na sexta-feira (19/10). A ministra e o secretário destacaram que o entendimento que mais avançou foi o do aumento dos pontos de cultura no estado de São Paulo.

A ministra também falou sobre “buscar uma parceria mais forte entre o estado e a Secretaria da Economia Criativa, com o lançamento do Criativa Birô (escritório voltado para o atendimento e suporte técnico a profissionais criativos e que tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade econômica, com foco nos micro e pequenos empreendimentos).”

O Ministério da Cultura (MinC) trabalha pela implantação de escritórios em todas as unidades da federação e isto tem de ser feito em convênios com os governos dos estados. Já estão firmados convênios entre o MinC e seis estados: Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Mais seis estados estão em processo de conveniamento: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraná e Mato Grosso.

A secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC, Cláudia Leitão, esteve com a ministra na agenda em São Paulo e explicou que, em cada um dos estados, os Criativas Birôs serão articuladores de políticas, programas e ações do setor público e de instituições parceiras com a missão de integrar a oferta de serviços existentes nos estados e trabalhar isto junto aos setores criativos, aproximando os criadores de linhas de crédito, atividades de capacitação e qualificação profissional, canais de distribuição e comercialização de produtos, eventos especializados, dentre outros serviços.

Arenas

Mais um ponto abordado na reunião entre a ministra e o secretário de São Paulo foi a implantação das Arenas Culturais no estado. O secretário observou à ministra que o governo do estado de São Paulo procura que o investimento não seja apenas temporário, mas que o recurso possa ser usado na recuperação de um prédio público. A ministra considerou que “o investimento ficar como legado para a cidade é uma ótima ideia”. “Vamos tentar viabilizar”, disse Marta Suplicy.

A proposta das Arenas Culturais é reunir em 12 espaços simultâneos – cidades-sede da Copa – mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, afro-brasileira, indígena, permitindo a quem visitá-las uma visão mais ampla da riqueza cultural do Brasil.