Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/06/2013 às 21:43

Bernardo pode incluir cobertura de distritos como metas para licitação da faixa de 700 MHz

Escrito por: Redação
Fonte: Tele Síntese

Ministro disse que pode optar também por abrir concorrência para atender essa grande demanda

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse, nesta terça-feira (11), que a cobertura móvel nos distritos poderá ser incluída como obrigações na licitação da faixa de 700 MHz, prevista para acontecer no início de 2014. Mas pode optar também por fazer projetos específicos, como estão fazendo alguns estados, com abertura de concorrência para isso.

Por enquanto, Bernardo disse que vem tentando obter um acordo com as teles nesse sentido, nas discussões para antecipação das metas de cobertura de voz e dados na zona rural, previstas na licitação da faixa de 450 MHz.

Em reunião com as operadoras na semana passada, o ministro defendeu a antecipação da implantação da banda larga móvel na maioria dos municípios em 2014, começando no final deste ano e concluindo em junho de 2015. Em troca, se dispôs a ajudar financeiramente caso a antecipação aumentasse os custos. Entretanto, disse que os valores apresentados pelas operadoras são irreais.

“O atendimento da cobertura móvel nos distritos é uma demanda grande que temos aqui, mas também traz um benefício embutido que é levar infraestrutura de telecomunicações para esses locais, objetivo que pretendemos atingir”, disse. Ele entende que a antecipação das metas da licitação de 450 MHz terá um aumento pequeno dos custos.