Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/12/2013 às 21:11

Biblioteca Britânica passa a oferecer mais de um milhão de imagens de seu acervo de forma gratuita

Escrito por: Redação
Fonte: O Globo Online

Material não possui mais restrições relativas a direitos autorais

Mais de um milhão de rostos e de cenários registrados ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX integram o imenso catálogo gráfico que a Biblioteca Britânica passou a oferecer na internet de forma gratuita, por meio de sua conta no Flickr, a todos aqueles usuários que desejam baixá-las. A coleção tem material de interesses variados (histórico, político, científico, ficção etc.) e, desde que foi colocada online, na sexta-feira, já recebeu mais de 6 milhões de visitas.

O término do período de copyright permitiu o projeto, em conjunto com a oferta da Microsoft de digitalizar esse milhão de mapas, ilustrações e pinturas procedentes de livros, sem cobrar nada. As imagens não estão catalogadas - são páginas e páginas no site - e o objetivo dos organizadores é receber a colaboração de estudiosos ou meros curiosos para tentar agrupá-las em coleções e determinar a origem de muitas delas.

A British Library, uma das bibliotecas de maior prestigio do mundo, com sede em Londres, lançará no começo do ano um aplicativo para que todo mundo possa colaborar com suas ideias e achados sobre o legado histórico de um acervo que ficou fechado durante séculos. De fato, a origem e a história de algumas das imagens segue sendo um mistério para a biblioteca.