Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/09/2011 às 15:30

Brasil finaliza mais um treinamento sobre TV Digital

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Brasil

A Agência Nacional de Telecomunições (Anatel) realizou, entre os dias 19 e 23 de setembro, em Brasília, mais um encontro para tratar sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Na oportunidade, o Equador foi representado por cinco especialistas do Ministério das Telecomunicações, da Secretaria Nacional de Telecomunicações e da Superintendência de Telecomunicações daquele país, e ainda da Associação Equatoriana de Canais de Televisão.

A Agência, por meio da Assessoria Internacional (AIN), da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa (SCM) e da Superintendência de Radiofrequência e Fiscalização (SRF), tem participado com o Ministério das Comunicações na divulgação do SBTVD para países em fase de adoção da tecnologia digital de televisão.

Sob a coordenação da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa, já foram realizados treinamentos similares para Chile, Peru, Venezuela e Uruguai. Para os próximos meses ainda está prevista a realização de treinamentos para outros países da América do Sul e África.

Durante o encontro, foram tratados de assuntos como regulamentação técnica e planejamento de canais, Redes de Frequência Única (SFN) e instalação de equipamentos, fundamentos do SBTVD, interatividade (padrão Ginga), certificação de equipamentos, exposição humana a campos eletromagnéticos nas faixas de radiofrequência, entre outros. Os equatorianos também visitaram o Ministério das Comunicações, a Torre de TV Digital, em Sobradinho (DF), as instalações da EBC e das emissoras da Câmara, do Senado e da Justiça em Brasília.