Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/04/2011 às 13:42

Brasil passa Reino Unido e já é o 4º maior mercado de venda de PCs do mundo, diz ministro

Escrito por: Mônica Tavares
Fonte: O Globo

BRASÍLIA - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que, em 2010, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou o quarto maior mercado de vendas de computadores no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

Segundo Bernardo, que participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) prevê que as vendas devem atingir 16 milhões de unidades este ano no país, sendo 9 milhões apenas de notebooks.

Mas, apesar do crescimento do setor de telecomunicações no Brasil, o ministro destacou as desigualdades regionais em relação ao uso da internet. Enquanto no Sudeste 43,7% dos domicílios têm computador e 35,4% usam a rede, no Nordeste a fatia de residências com PC é de apenas 18,5% e a de domicílios com internet, 14,4%.

Bernardo fez também um balanço com os últimos números do setor no país. Até o final de fevereiro estavam em funcionamento 207 milhões de celulares, e em dezembro do ano passado eram 42 milhões de telefones fixos. O Brasil conta com 15,5 milhões de acessos fixos a banda larga.