Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/07/2016 às 16:59

Brasileiros preferem Facebook ou WhatsApp?

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

Como consequência da democratização dos smartphones, os hábitos dos internautas estão mudando e, atualmente, é possível ficar conectado praticamento o dia todo. Tal comportamento foi investigado em pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, com o objetivo de traçar um panorama sobre o uso de redes sociais. De acordo com o levantamento, o WhatsApp passa na frente do Facebook na preferência dos brasileiros. 
 
O instituto realizou 3.665 entrevistas com mulheres (53%) e homens (47%), das classes A (12%) B (45%) e C (43), em todo o Brasil. Os participantes usam em média 6,5 diferentes redes sociais. As preferidas são Whatsapp (81%) e Facebook (74%), sendo também as mais acessadas, empatando em 92% de taxa de uso. O terceiro lugar das mais acessadas é o YouTube (82%), seguido do Facebook Messenger (71%) e Instagram (59%). 
 
“As mulheres e a classe A puxam esse número do Instagram para cima: ambas com 66% de acesso. E o acesso grande ao Facebook Messenger foi inusitado: 71% é um número alto”, diz a sócia-diretora do Instituto QualiBest, Daniela Malouf. O Snapchat foi outra surpresa: é quase tão acessado quanto o Twitter: 33% e 37%, respectivamente.
 
A pesquisa mostrou que 76% dos internautas brasileiros acessam as redes sociais pelo smartphone; 62% acessam pelo desktop e 14% pelo tablet. Dos pesquisados, 43% alegam passar o dia no Facebook e por isso não sabem mensurar o tempo de acesso. O Instagram se divide em 27% acessando até 30 minutos por dia e 26% dizem passar o dia conectados. O YouTube se destaca por ser visto em duas horas e meia por dia (30%).