Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/11/2014 às 17:06

Câmara aprova feriado nacional para Dia da Consciência Negra

Escrito por: Redação
Fonte: Vermelho

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou projeto de lei que transforma o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em feriado nacional. Atualmente, na mesma data é celebrado o Dia Nacional de Zumbi, feriado em vários municípios e estados em diversas regiões do Brasil.

Com essa votação, a Câmara mostra ao País a importância de um assunto que é atual mesmo no século 21, quando ainda são registrados vários episódios de racismo e de outras formas de preconceito, avalia o deputado Para Renato Simões (PT-SP), autor da proposta.

“A comissão dá uma demonstração de civilidade, ao aprovar a matéria. Além de relembrar a resistência do negro à escravidão imposta desde a primeira leva de africanos para as terras brasileiras, o feriado nacional se constituirá num momento de conscientização da importância do negro para a formação da cultura e sua participação na história do Brasil”, afirmou o deputado.

O projeto ainda vai tramitar nas comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça (CCJ). A tramitação é em caráter conclusivo, ou seja, sem obrigatoriedade de votação no plenário da Câmara.

Da Redação em Brasília

Com agências