Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/03/2013 às 17:20

Caminhos para os Pontos de Cultura são debatidos em encontro nacional

Escrito por: SECOM/MT
Fonte: Midia News

O evento contou com a presença de representantes de 21 estados. Caminhos para os Pontos de Cultura são debatidos em encontro nacional.

A Cultura de Mato Grosso esteve presente no Encontro de Gestores Estaduais de Pontos de Cultura, nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia. O evento contou com a presença de representantes de 21 estados e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC-MinC), Márcia Rollemberg.

Representado pela coordenadora da Rede de Pontos de Cultura, Cinthia Mattos, Mato Grosso apresentou sua experiência no decorrer dos três anos de implantação dos Pontos. O objetivo do Encontro foi realizar o planejamento da agenda de 2013 do programa e fortalecer a articulação e o intercâmbio de experiências entre os estados , no tocante à gestão nacional dos Pontos de Cultura.

Segundo Cinthia, diversas informações sobre a continuidade dos Pontos, editais e programas de apoio foram apresentados pelo Ministério da Cultura, sendo esse um fator animador para os ponteiros do Estado, já que a meta do Plano Nacional de Cultura (PNC) é atingir 15 mil Pontos de Cultura em todo o País até 2020.

Durante o evento foi produzido um documento contendo propostas de qualificação do Cultura Viva, que deverá buscar maior envolvimento das comunidades nas atividades dos Pontos de Cultura, bem como uma maior participação dos estados no monitoramento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo programa. Uma comissão de gestores estaduais de Pontos de Cultura, que irá participar da organização do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura em 2013 - Teia Nacional, também foi criada.