Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

22/07/2016 às 17:13

Campanha criada por ex-empregada doméstica denuncia abusos de patrões no Facebook

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

A professora de História e ex-empregada doméstica Joyce Fernandes decidiu criar a hashtag #EuEmpregadaDoméstica e uma página homônima no Facebook para denunciar o que classificou como "abusos dos patrões".
 
"Joyce, você foi contratada para cozinhar para a minha família, e não para você. Por favor, traga marmita e um par de talheres e, se possível, coma antes de nós na mesa da cozinha; não é por nada; só para a gente manter a ordem da casa". Essa foi uma das frases que ela ouviu de uma ex-patroa em seu último trabalho como empregada, em 2009.
Crédito:Reprodução
 
À BBC Brasil, Joyce afirmou que seu objetivo é dar voz a quem não tem. "Esse tipo de tratamento desumano acontece entre quatro paredes e essas mulheres, a maioria negras, não têm com quem desabafar", explica.
 
Além de lecionar História, Joyce também é cantora. Com o nome artístico Preta-Rara, ela usa a música como instrumento de mudança social, levando hip hop para escolas. Segundo ela, a campanha surgiu após um comentário em sua página no Facebook na última quarta-feira (20/7).
 
"Venho fazendo terapia e, nesse processo de autoconhecimento, tive a ideia de compartilhar uma situação que havia sofrido na minha página no Facebook com a hashtag #EuEmpregadaDoméstica. Queria encorajar pessoas que talvez tivessem passado pela mesma coisa", escreveu.
 
A professora se disse surpresa com a quantidade de comentários em seu seu post. "Meu celular travou com tantas notificações", relata. Com a repercussão positiva, ela criou a página no Facebook para compartilhar os relatos. Criado à meia-noite da última quinta-feira (21/7), o perfil já tem mais de 55 mil curtidas.