Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

30/05/2016 às 15:19

Caso de estupro coletivo no Brasil repercute na imprensa internacional

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

Maio de 2016: Uma jovem, de 16 anos, é vítima de estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela, que saiu de casa no último sábado, 21, se lembra de ter acordado no domingo, 22, em uma casa com 33 homens armados com fuzis e pistolas. O ocorrido, que ficou conhecido nesta semana, ganhou destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira, 27, que usou o tema para levantar o debate sobre a cultura do estupro
 
Os detalhes sobre a investigação e a campanha massiva que tomou as redes sociais após o fato ser divulgado foram abordados nas reportagens. O The Globe and Mail, diário publicado no Canadá, escreveu que a violência acontece "em meio a amplo cenário daquilo que ativistas estão chamando de um ambiente propício (ao estupro) no Brasil". A publicação chama a atenção para o encontro do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), com Alexandre Frota, descrito pelo veículo como um "um ator e estrela de reality show que já disse que não teria pudores em fazer sexo com uma mulher sem consentimento".
 
O Jerusalem Post, de Israel, informa que o Brasil está chocado enquanto a polícia busca os 33 homens responsáveis pelo estupro da adolescente e ainda aponta que o "vídeo do ataque se tornou viral" no país, o que causou ainda mais indignação de internautas, que denunciaram o caso às autoridades. A BBC News também fala sobre o vídeo e noticia que o material provocou campanha contra a cultura do estupro nas redes sociais. A matéria lembra que o grupo UN Women, das Nações Unidas, divulgou na quinta-feira, 26, um comunicado condenando o crime e pedindo a investigação.
 
Na Espanha, o El País destacou o número de denúncias recebidas pelo Ministério Público após a divulgação do vídeo: mais de 800. "Ocorre uma violência (sexual) a cada 11 minutos no Brasil, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cujos dados mais recentes são de 2014", aponta a reportagem do periódico.
 
O jornal The Times of India comenta que o "Brasil encara sua própria crise de Nirbhaya". "Com menos de dois meses antes da chegada ao Rio de atletas de ponta e centenas de milhares de amantes do esporte para as Olimpíadas, a reputação da cidade sofreu um sério impacto com um estupro coletivo de uma menina de 16 anos por mais de 30 homens em uma favela da cidade", escreve o jornal.