Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/09/2016 às 14:40

Celulares 4G já são mais da metade dos fabricados no mundo

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A adoção do 4G pelo mundo é “impressionante”, segundo avalia a consultoria CCS Insight, em relatório sobre o mercado de aparelhos celulares. Telefones LTE devem somar 1,11 bilhão de unidades em 2016, portanto com mais da metade do total, e chegar a 1,65 bilhão em 2020, quando representarão 83% dos embarques de celulares no mundo. 
 
O mercado móvel bateu no pico de dois bilhões de unidades por ano e deve cair 1,3% em 2016 diz o relatório. Os smartphones continuam dominantes e representam 3 de cada 4 aparelhos (1,49 bilhão deles, 4,1% acima de 2015) – e serão 9 de cada 10 em 2020. 
 
O relatório, porém, indica um risco de concentração no mercado, uma vez que o aperto de margens tem tornado mais difícil a situação de fabricantes menores. “À medida em que o crescimento vai acabando, as margens estão sendo comprimidas mais do que nunca. Empresas sem as vantagens de escala da Samsung, Apple ou Huawei vão achar muito mais difícil ganhar dinheiro”, diz a diretora da CCS responsável pela análise, Marina Koytcheva. 
 
Parte do aperto se deve ao aumento nos custos de componentes na segunda metade de 2016, por conta da falta de telas, módulos de câmeras e memória, que tiveram a produção afetada por terremotos em Taiwan. 
 
“É a primeira vez em anos que vemos alta no preço de componentes. Para fabricantes com volumes pequenos será quase impossível ter lucro nessas condições sem aumentar o preço dos produtos”, sustenta a análise, que espera pressões das empresas maiores para ganharem ainda mais mercado nessas condições.