Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/06/2015 às 13:48

CGU abrirá banco de dados com perguntas e respostas feitas pela LAI

Escrito por: Luiz Queiroz
Fonte: Convergência Digital

A abertura do banco de perguntas e respostas também irá auxiliar os estudiosos a avaliar o andamento da lei

A Controladoria Geral da União (CGU) pretende, em breve, abrir o acesso do público ao seu banco de dados que contém as perguntas e respostas já feitas pelos cidadãos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
 
O objetivo, segundo explicou Cláudia Taya - Diretora de Transparência e Controle Social da Secretaria de Transparência e Prevenção da CGU é facilitar a pesquisa, de forma que o cidadão possa saber antecipadamente se o governo já respondeu à demanda de informção que pretendia requerer junto a algum determinado órgão. A abertura do banco de perguntas e respostas também irá auxiliar os estudiosos a avaliar o andamento da lei.
 
A diretora disse que não serão identificados os nomes de quem já fez consultas aos órgãos públicos com base na LAI, mas o acesso ao banco de dados poderá resultar em ganho de tempo para o cidadão que desejar obter uma informação do governo e esta já tenha sido respondida por ele a outro interessado no assunto.
 
A Lei de Acesso à Informação já recebeu 254 mil pedidos de informações e 99,1% dos pedidos foram respondidos, segundo informou Claudia Taya. Mais de 300 órgãos e empresas federais participam deste sistema.
 
Claudia Taya participou do painel "TIC como instrumento de apoio ao Acesso a Informação" - no seminário “Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC”, promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. CDTV, do portal Convergência Digital, gravou a apresentação da diretora da Controladoria Geral da União. Assistam  o vídeo aqui