Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/09/2012 às 06:31

Chávez acompanha e comemora sucesso de lançamento de satélite venezuelano

Escrito por: Redação
Fonte: Folha Online / EFE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acompanhou e comemorou com parte de seu governo o lançamento neste sábado na China do satélite "Miranda".

"Estamos observando a história, o renascer da história", disse Chávez no Palácio de Miraflores, a sede do governo. "A Venezuela se colocou junto com a China e outros países na vanguarda desta nova história", acrescentou.

O presidente venezuelano explicou algumas das funções que terá o "Miranda", como controle de colheitas e a estimativa da produtividade dos cultivos e perguntou por detalhes do funcionamento do aparelho.

O "Miranda" foi lançado do centro espacial de Jiuquan, na província chinesa de Gansu, por volta das 12h local (1h de Brasília).

Este satélite é o segundo colocado em órbita pela Venezuela, que em 2008 lançou o satélite de telecomunicações "Simón Bolívar".

O Miranda será utilizado na observação e auxiliará no planejamento urbano, operações militares e na luta contra a mineração e cultivos ilegais.

A operação foi realizada a nove dias das eleições presidenciais. A construção do aparelho foi responsabilidade da empresa tecnológica chinesa CGWIC, dependente da Corporação Aeroespacial da China, e que também fabricou o "Simón Bolívar".