Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/09/2013 às 13:20

China e Brasil se aproximam na Cultura

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

13 de setembro de 2013

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, teve um encontro de trabalho com o ministro da Cultura da China, Cai Wu, durante o almoço, nesta sexta (13), em Pequim. Marta está na China por ocasião do Mês do Brasil no país, com uma programação que envolve música, literatura, teatro, exposições de fotógrafos brasileiros, festival de cinema, entre as principais atrações.

A ministra sugeriu três novas ações a Cai Wu: organizar um Ano Novo Chinês no Brasil (pensou em Copacabana, no Rio de Janeiro); firmar uma parceria mais permanente, a partir de um centro cultural do Brasil na China e de um da China no Brasil, mesmos moldes do que está se firmando com Portugal. E ela também disse que seria importante a China investir em traduzir seus autores para o português.

Cai Wu disse que é possível pensar no Ano Novo Chinês em Copacabana, para 2014. "Vamos ter agora o Mês da China no Brasil (confira programação abaixo). Este ano já temos seis países latino-americanos recebendo o Ano Novo Chinês. Por isso, é possível discutir mais para frente." Ele considera que mais um avanço poderia ser dar em economia criativa.

Ele já esteve no Brasil em mais de uma ocasião, conhece e aprecia samba e carnaval. Sobre a parceria com centros de cultura, Cai Wu afirmou que podem discutir melhor, inclusive olhando o que cada país poderia conseguir em termos de investidores (patrocinadores).

Cai Wu entende que as relações do Brasil e China já são muito melhores do que no passado nos campos econômico e político e que é possível avançar na cultura. Marta destacou que tem o mesmo ponto de vista e que é preciso romper a barreira da distância.

A ministra disse ainda estar muito impressionada com o avanço da China nos últimos anos e perguntou sobre como usam a cultura como instrumento de inclusão. Cai Wu disse que a China é uma civilização muito antiga e tem patrimônio muito forte. Hoje, têm mais de dois mil museus públicos no país.

A China investe hoje U$S 1,5 trilhão em cultura. Há uma situação de contingenciamento em relação a gastos, mas isso não ocorreu na Pasta da Cultura, que, aliás, cresceu 10% em relação ao ano anterior. "Crianças que não choram não ganham doces", disse o ministro Cai Wu. Na educação, a China aplica 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) e para se mostrar ao mundo mandam cercam de 10 mil artistas, por ano, para apresentações no exterior (Alemanha, França, Rússia já receberam eventos).

Marta perguntou sobre o que seria essencial conhecer da China para avançar nas relações culturais. Cai Wu afirmou que o país respeita todas as culturas do mundo. Recomendou conhecer a harmonia chinesa: o povo valorizar muito a paz e o trabalho. Explicou que o povo chinês não busca hegemonia cultural. O país abriga diversidade em muitas religiões e há paz entre seus seguidores. A ministra do Brasil falou que há muitas semelhanças entre brasileiros e chineses: "também somos um país que tem miscigenação e diversidade", concluiu.

Ano da China no Brasil (programação preliminar)

Balé de Liaoning

Local: Theatro São Pedro, São Paulo

Data: 12, 13 de outubro

Butterfly Girls Band (Zhejiang Song & Dance Theatre)

Local: Teatro Olido, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Data: 14 de outubro (manhã: Workshop, Noite: apresentação)

Teatro de Sombra

Local: SESC, São Paulo

Data: a confirmar

Exposição de Arte de Fibras

Local: Galeria Olido, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Data: 14 a 28 de outubro

Exposição de Cartoon e Animação

Local: Museu Nacional dos Correios, Brasília

Data: 23 de outubro a 1 de dezembro

Acrobacia de Fuyong

Local: mais de 10 cidades brasileiras (teatros a confirmar)

Data: novembro

Workshop sobre Local: Teatro Olido,

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Data: 13 e 14 de novembro

Mostra de filmes chineses

Local: Fundação Cultural de Foz de Iguaçu

Data: 11 a 17 de outubro

Mostra de filmes chineses

Local: Cine Olido, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Data: a confirmar

Mostra de filmes chineses

Local: Rio de Janeiro (local a confirmar)

Data: a confirmar

Mostra de filmes chineses

Local: Museu Nacional dos Correios, Brasília

Data: 28, 29 e 30 de novembro

Texto e fotos: Montserrat Bevilaqua