Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/11/2015 às 13:09

CIDH solicita medida cautelar para diretores de veículos de comunicação na Venezuela

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Comissão Interamericana de Direitos Humanos diz que jornalistas se encontram em situação grave

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) solicitou que a Venezuela tome medidas cautelares para proteger os diretores de veículos de comunicação que enfrentam ameaças e processos judiciais por parte do governo.
 
De acordo com a AFP, as medidas cautelares foram concedidas a Teodoro Petkoff (revista Tal Cual), Miguel Henrique Otero (jornal El Nacional), Alberto Federico Ravell e Isabel Cristina Ravell (site La Patilla). Segundo a CIDH, eles "se encontram em uma situação de gravidade e urgência, com a ameaça de seus direitos e em risco".
 
Em abril, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, processou três veículos venezuelanos por difamação após reproduzirem notícias do jornal espanhol ABC que o envolviam a uma investigação federal dos Estados Unidos sobre tráfico de drogas.
 
A CIDH alertou que há no país um "discurso estigmatizante por parte de funcionários públicos", incluindo Cabello, que pode colocar em risco jornalistas e comunicadores. A entidade destacou que autoridades devem empreender uma "atenção urgente e ações específicas para que cessem os atos de estigmatização e ameaça".