Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/06/2017 às 21:09

Cientista político teme deslegitimação de jornalismo por causa de ataques de Trump

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Em entrevista ao Guardian, o cientista-político Jeffrey Herbst prevê que a campanha de difamação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra jornalistas vai estimular regimes autoritários a cercear a liberdade de imprensa em outros lugares do mundo, além de atrapalhar a ação de profissionais no país.
 
“Meu maior medo nos EUA é a deslegitimação dos jornalistas. Desde 2016, em razão dos ataques sofridos que partem do presidente, algumas pessoas defenderam os membros da mídia, mas uma crise de legitimação se instalou”, alertou Jeffrey Herbst, que é o CEO do Newseum desde 2015.
 
O Newseum foi um museu inaugurado em 2008, em Washington D.C., com o objetivo de “promover, explicar e defender a liberdade de expressão”, além de organizar debates a respeito do futuro do jornalismo investigativo. Um pedaço do muro de Berlim, uma parte da antena do topo de uma das torres do World Trade Center, a porta que deu início à investigação do Watergate e o telefone que pertencia a Rupert Murdoch são alguns dos itens expostos para visitação. 
 
Nesta terça-feira,  nomes de 14 jornalistas assassinados durante o exercício da profissão foram adicionados ao “Memorial dos Jornalistas”, entre eles o de Glaydson Carvalho, da Rádio Liberdade de Camocim, morto a tiros em 2015.