Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/12/2005 às 08:31

Cinemais e Cinesystem estréiam em SC

Escrito por: Redação
Fonte: Valor Econômico

Duas novas redes de cinema chegam a Santa Catarina em 2006. A paranaense Cinesystem e a mineira Cinemais farão sua estréia no estado, com inauguração de salas em novos shoppings. Os principais investimentos concentram-se em Florianópolis, no Santa Mônica Shopping e no Florianópolis Shopping, empreendimentos em construção.

As duas redes exibidoras vão concorrer com a gaúcha Arco-Íris, a única rede de médio porte que atua na região da Grande Florianópolis. Os outros três cinemas cinemas da cidade pertencem a pequenos exibidores locais.

A Cinesystem, que já atua nos outros dois estados no Sul, chega com seis salas stadium - com poltronas enfileiradas em desnível, o que permite visibilidade total da tela - ao Santa Mônica Shopping, que tem inauguração prevista para novembro de 2006. Já a Cinemais, presente principalmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo, faz sua estréia na região sul com oito salas multiplex na capital catarinense, previstas para o primeiro trimestre do próximo ano, e mais quatro salas no Farol Shopping, que deve abrir as portas em outubro, em Tubarão, sul do Estado. Os investimentos somam aproximadamente R$ 15 milhões.

"Santa Catarina será o novo mercado de atuação da Cinesystem em 2006. Os demaisinvestimentos para o próximo ano são de ampliações em estados onde já atuamos", diz Gilmar Santor, sócio da rede, que preferiu não revelar os investimentos no Estado.

A existência de uma demanda reprimida em Florianópolis foi uma das motivações das empresas para os investimentos na cidade. "Muita gente, principalmente das classes A e B, deixou de ir ao cinema em Florianópolis pela falta de salas com qualidade", diz Pedro Naves, presidente da Cinemais. "Pretendemos colocar Florianópolis dentro do circuito de lançamentos nacionais."

Em um dos números maisrecentes (dados de 2004) da empresa carioca Filme B - especializada em análise do mercado de cinema no Brasil -, Florianópolis aparece como uma das capitais mais atrativas do país na relação salas de cinema por habitantes. São 48.364 mil habitantes por sala, num total de oito salas. A vizinhaCuritiba, por exemplo, na mesma comparação, possui 53 salas de cinema e 32.585 habitantes por sala. Já Porto Alegre tem 65 salas de cinema e 21.790 habitantes por sala.

"Além da população da própria capital, Florianópolis conta com um fluxo muito grande de turistas que também será alvo dos cinemas. Não fizemos pesquisas com o público, mas não temos dúvidas de que era urgente a necessidade de um multiplex na cidade", afirma Naves.

A concorrência se dará tanto no preço do ingresso quanto nos serviços oferecidos. Embora o valor do tíquete dos novos cinemas não seja ainda revelado, a Cinesystem, por exemplo, pretende rivalizar inaugurando em Florianópolis também o seu novo modelo de cinema: decoração mais contemporânea e ampliação da área de lanchonete, com uma parceria com a franquia Rei do Mate.

A Cinemais, por sua vez, deveráinstalar poltronas especiais para atender pessoas que estão acima do peso. Serão cinco ou seis poltronas com 70 cm de largura em cada sala para esse público. Além disso, a rede estuda a instalação de uma sala vip. Entre os diferenciais dessa sala estariam maior espaço entre as filas de poltronas e possibilidade de comprar ingressos pelo telefone e recebê-los em casa.

A programação das redes ainda está em estudo, mas não está previsto que alguma delas se interesse pela exibição diferenciada, fugindo do circuito de filmes conhecido como comercial.

Ambas asredes estreantes são de médio porte. A Cinemais tem sua sede em Uberlândia, e está presente também no interior de São Paulo, Mato Grosso e Amazônia. São mais de 50 salas de exibição. Em 2006, vai inaugurar salas na capital paulista no Shopping Capital, na Mooca. A Cinesystem foi criada emMaringá, em 1999, e hoje conta com 30 salas de exibição, no sul do país e no Rio de Janeiro.