Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/12/2010 às 14:26

CNTV sustenta posição pró-DVB na Colômbia

Escrito por: Ana Paula Lobo*
Fonte: Convergência Digital

O conselho diretor da Comissão Nacional de TV da Colômbia (CNTV) aprovou um acordo que ratifica a opção pelo padrão europeu de TV Digital para o país.

Medida atende a ordem dada pelo Conselho de Estado, que suspendeu por achar supostas irregularidades no processo, a escolha feita em 2008. Decisão coloca a Colômbia e o Uruguai - que ainda pode mudar de posição - como os únicos países na região a não adotarem o SBTVD, o padrão nipo-brasileiro.

A posição da CNTV atende a uma ordem pelo Conselho de Estado - dada em 02 de dezembro - que acatou uma liminar impetrada pelo advogado Juan Carlos Gómez que apontava supostas irregularidades no processo de escolha do DVB, o padrão europeu, realizado em 2008. A CNTV, em assembléia extraordinária realizada no dia 21 de dezembro, iniciou o cumprimento das ordens do Conselho de Estado e adotou as medidas para a consulta pública.

Na determinação, a CNTV sustenta sua escolha pelo DVB e prevê ainda a possibilidade de adiantar o apagão analógico para o começo de 2019. O Conselho também terá o direito de conceder as outorgas para a oferta da TV móvel digital.

Apesar de ainda não ser a última palavra sobre a opção de tecnologia, a posição da CNTV frustra os planos do governo brasileiro que acreditava na possibilidade de uma reversão de escolha diante do impasse entre os órgãos do governo colombiano.