Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/11/2013 às 07:02

Com área reduzida, Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Programação do primeiro dia inclui seminário sobre leitura e bibliotecas.Patrono, Luís Augusto Fischer, lançará obra coletiva no domingo (3).

A Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira (1) na Praça da Alfândega, no Centro da capital, com o espaço físico reduzido, mas programação extensa. A abertura oficial será a partir das 19h na Praça de Autógrafos Maurício Rosenblatt, com a presença de autoridades e a posse do patrono, o professor e ensaísta Luís Augusto Fischer. No entanto, atividades já estão previstas desde as 9h em diferentes pontos do evento, que segue até o dia 17 de novembro.

Já no primeiro dia de feira, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul receberá o seminário internacional "O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade", no Teatro Dante Barone (rua Duque de Caxias) a partir das 8h30. Na programação infantil, escolas pré-inscritas participarão do projeto Encontros com o Escritor com o autor Walther Moreira Santos na Casa do Pensamento (rua Capitão Montanha entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli) às 9h. 

Com 140 expositores, o evento terá pelo menos 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras e seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada à crianças e jovens com 293 atividades. A programação completa pode ser encontrada no site oficial.

Com maior número de autores estrangeiros participando, o país homenageado desta edição será a Alemanha. De acordo com o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Osvaldo Santucci, Portugal, México e Israel também estarão representados, assim como outras 10 nacionalidades.

Ainda no primeiro final de semana de Feira, um livro sobre o tradicional Sarau Elétrico, encontro literário promovido pelo Bar Ocidente há 12 anos, será lançado no domingo (3), às 17h, com sessão de autógrafos.

O patrono Luís Augusto Fischer faz parte do projeto cultural ao lado do professor Cláudio Moreno, a escritora Claudia Tajes e a comunicadora Katia Suman. A obra reproduz a dinâmica dos encontros em 10 capítulos, cada qual sobre um tema, com comentários e citações.

Mudanças deixam Feira mais compacta
Neste ano, em razão da revitalização do Cais Mauá, as áreas infantil e juvenil ficarão  na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores (veja outras alterações na estrutura do evento aqui).

Outra mudança desta edição, será a ausência de José Júlio La Porta, considerado o "xerife" da Feira do Livro. O comerciante que morreu no último dia 23 tocava um sino há 35 anos marcando a abertura e o encerramento do evento. Ele era proprietário de uma banca de revistas na Praça, que será gerenciada agora pelo seu filho.

Oficinas de literatura estão com inscrições abertas
Tradicionalmente, as inscrições para as oficinas da 59ª edição já estão abertas e podem ser feitas no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020), das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e os temas irão tratar especialmente da escrita e da leitura, incluindo a elaboração de roteiros e o manejo adequado à conservação. Confira no site oficial a programação completa das oficinas.