Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/02/2016 às 13:41

Com foto de refugiados, australiano vence prêmio da World Press Photo

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O World Press Photo, um dos mais prestigiados prêmios de fotojornalismo do mundo, divulgou nesta quinta-feira (18/2) a lista de vencedores desta edição, que contempla fotos feitas no ano anterior. 
 
De acordo com a agência AFP, o prêmio elegeu como grande vencedora uma imagem que mostra um bebê de família migrante sendo passado por baixo de uma cerca de arame farpado na fronteira entre Hungria e Sérvia. 
 
Com o título de “Esperança de uma nova vida”, a foto foi feita pelo fotógrafo australiano Warren Richardson, na noite de 28 de agosto de 2015, e também levou o primeiro lugar na categoria 'Notícias Factuais'.
 
Para conseguir esse histórico registro, Richardson passou cinco dias acampado com refugiados e viu a chegada de quase 200 pessoas que se deslocavam, escondidas entre as árvores, ao longo da linha de fronteira.
 
“Eram três da manhã quando fiz a foto. Não podia usar o flash, porque a polícia tentava encontrar estas pessoas. Aproveitei apenas a luz da lua", explicou o fotógrafo da Agência France-Presse (AFP).
 
Quatro fotógrafos da AFP também foram premiados. Sameer Al-Doumy, Roberto Schmidt e Bulent Kilic receberam o primeiro, segundo e terceiro prêmios na categoria "Notícias Locais", por imagens na Síria, Nepal e Turquia.
 
O brasileiro Mauricio Lima levou o primeiro lugar na categoria “Notícias Gerais”. O fotógrafo, que trabalha como freelancer para o jornal New York Times, venceu o prêmio com uma fotografia que mostra um combatente de 16 anos do grupo Estado Islâmico, gravemente queimado, durante atendimento em um hospital curdo na Síria.
 
O júri, composto por 18 pessoas, examinou 82.951 fotos, apresentadas por 5.775 fotógrafos de 128 países e premiou 41 fotógrafos de 21 nacionalidades em sete categorias.