Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/03/2011 às 14:06

Computação onipresente é tema de evento internacional em São Paulo

Escrito por: Nathalia Padilha
Fonte: IT Web

Acontece em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Consolação, nos dias 02 e 03 de julho, a quarta edição do “International Conference on Ubi-Media Computing” (U-Media 2011). Realizado pela primeira vez fora da Ásia, o evento já passou pelas cidades de Tamsui, em Taiwan; e Jinhua e Lanzhou, na China.

Na ocasião, pesquisadores e cientistas de várias partes do mundo irão discutir temas como aplicativos e middleware para dispositivos móveis, transmissão em 3G e 4G, aplicações da computação embarcada nas áreas de saúde, automobilismo e educação.

Na análise do prof. Dr Francisco Isidro Massetto, um dos organizadores da versão brasileira do U-Media, este evento ter vindo para o Brasil é reflexo do crescimento do potencial tecnológico do País. “Ainda é cedo para estimar números, mas este é um mercado que crescerá e movimentará cifras enormes nos próximos anos, porque temos pólos científicos e tecnológicos de desenvolvimento, franca ascensão na formação de mão de obra especializada, além das novas possibilidades que as concessões de transmissão 4G trarão ao nosso País”, afirma.

O professor ainda cita as inúmeras necessidades urgentes, como por exemplo, o uso de computação embarcada para auxiliar na previsão e atuação contra catástrofes naturais nos grandes eventos, como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo em 2014. “São acontecimentos que certamente nos colocarão na vanguarda tecnológica dos dispositivos móveis, pois haverá muita demanda deste tipo de aplicação”, complementa.

Universidade e Indústria - Em sua versão brasileira, o U-Media é dividido em duas grandes áreas, que acontecerão simultaneamente com o objetivo de contribuir para a interação entre indústria e academia: a “Científica” e “Tecnológica”. “Um dos nossos objetivos é contribuir para estreitar o relacionamento entre universidades e empresas de dentro e fora do Brasil, contribuindo assim para que as tecnologias inovadoras possam chegar cada vez mais rápido ao cidadão comum”, afirma Isidro.

A área “Científica” contará com o apoio da Universidade Federal do ABC, Escola Politécnica e o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP, Providence University (de Taiwan) e da seção sul do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Seu objetivo é divulgar trabalhos e promover ciclos de palestras, focados em tecnologias que ainda se encontram em fase experimental na academia.

Profissionais de institutos educacionais e de pesquisa de todo o mundo estarão presentes em congressos que explorarão temas relacionados às diversas aplicações e atribuições de transmissão, processamento e monitoramento de dados (computação ubíqua) e seus impactos no desenvolvimento da atual sociedade da informação.

A “Tecnológica” vai reunir empresas que investem fortemente em inovação, para divulgar suas aplicações e pesquisas, bem como apresentar palestras de cunho científico e interagir com cientistas especializados em diversos segmentos da Computação.

Workshops - Paralelamente, serão apresentados dois workshops com os temas “Mobile Systems, E-Commerce and Agent Technologies” e “Advanced Distance Education Technologies”. O primeiro falará sobre os novos serviços baseados em web, redes wireless, comércio eletrônico e tecnologia de agentes móveis e inteligentes. O segundo focará novos mecanismos de educação à distância e as ideias insurgentes que poderão potencializar os processos de comunicação baseados na internet.

Mais informações no site: http://nupro.ufabc.edu.br/umedia2011