Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/09/2013 às 13:20

Conferência Estadual de Cultura de São Paulo reúne mais de oitocentos participantes

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

Américo Córdula representa o Ministério da Cultura na abertura da Conferência

A Conferência Estadual de Cultura de São Paulo, encontro para o qual foram eleitos mais de 800 delegados de 420 municípios paulistas, acontece nesta quinta-feira (12) no Memorial da América Latina, na capita paulista. A sessão de abertura, realizada na noite de quarta-feira (11), contou com a presença de inúmeros prefeitos, secretários municipais, deputados, vereadores, artistas e apresentações artísticas.

Na sessão de abertura, realizada na noite de quarta-feira (11), o anfitrião, cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina, saudou os presentes lembrado do líder chileno Salvador Allende. "Há quarenta anos perdemos um grande líder latinoamericano, vítima de um golpe militar. É sempe bom lembrar dos grandes líderes, aqueles que admiramos. Que a morte dele seja um exemplo para nós da cultura, que certamente queremos o melhor para todo o mundo".

Bel Toledo, da Cooperativa Paulista de Circo, dircursou em nome da sociedade civil, salientando a importância de uma representante circense ser ouvida. "Antes o circo ficava escondido, lá no fundo. Isso mudou, agora falamos com centenas de pessoas, de mais de quatrocentas cidades. Não podemos esmorecer, temos que ser protagonistas das ações que vamos propor, em parceria com os governos", afirmou a liderança.

Juca Ferreira, Secretário de Cultura do Município de São Paulo, salientou a importância do momento histórico vivido. "Os problemas são muitos, de financiamento e de reconhecimento. Precisamos do resultado desta Conferência para fazer avançar a cultura em nossos municípios, em nosso Estado", afirmou o gestor.

Apresentações culturais estimulam o debate

Leci Brandão, artista e Deputada Estadual, salientou que "diversidade é ter vários olhares, ver o plural, falar de tudo, atender a todos". "Nesta plateia tem gente ligada ao samba que não quer o o teatro seja tratado de forma simples. Que as comunidades tradicionais, os ciganos, os palestinos, judeus, de reigiões de matriz africana sejam tratados da mesma forma", saudou a Deputada. Para Leci, "as únicas coisas capazes de salvarem o país aão a cultura e a educação".

Para o deputado estadual João Paulo Rillo "projetos como o do Sistema Nacional de Cultura e o do Vale-Cultura são a nossa libertação, pois a transformação real deste país passa pela cultura, pela produção de arte deste povo". "Esta é uma opção revolucionária: mais Pontos de Cultura e menos Fundação Casa", afirmou o deputado.

Marcelo Araújo, Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, lembrou os presentes que "juntos temos a tarefa de refletir sobre políticas públicas de cultura para os governos Estadual e Federal, avaliarmos o que foi feito para construirmos uma agenda suprapartidária para a cultura". "Tenho segurança de que temos um só objetivo, fortalecer a cultura em nosso estado", prosseguiu Araújo. "Esta Conferência se dá num momento perfeito. Que a adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura inspire os municípios a fazer o mesmo", convocou o Secretário.

Plenário do Memorial na noite da abertura da Conferência

Representante do Ministério da Cultura na cerimônia, o Secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula ressaltou que "a cultura é aliada de um modelo de desenvolvimento que não é só econômico, que é sustentável e inclusivo". "Muitas pessoas participam hoje pela primeira vez de um processo como este, de debates nos municípios, da etapa estadual e, depois, do encontro nacional. Este é também um processo educativo e didático de construção de políticas públicas que apontam para um certo modelo de desenvolvimento- com ampla e democrática participação popular", ressaltou Córdula.

Conferência Estadual de Cultura reúne delegados de mais de 400 municípios paulistas

O evento é transmitido ao vivo, clique aqui e confira.

Clique aqui e saiba mais sobre a 3º Conferência Nacional de Cultura.

Texto: Equipe da RRSP

Fotos: Reinaldo Meneguim/divulgação