Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/09/2015 às 14:39

CUT conclui segundo módulo do Curso de Formação de Formadores em Comunicação

Escrito por: Luiz Carvalho e Walber Pinto
Fonte: CUT Brasil

O desafio dos cursistas é aprofundar o debate da comunicação nos seus estados

Terminou nesta sexta-feira (25) o segundo módulo do Curso de Formação de Formadores em Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Cajamar, São Paulo. O encontro aconteceu de 21 a 25 de setembro e reuniu vários dirigentes sindicais,  assessores, educadores e profissionais de comunicação de entidades CUTistas de 19 estados do País que estiveram também na primeira edição do encontro.
 
Organizado pelas secretarias nacionais de Comunicação e Formação, o projeto busca consolidar e fortalecer a rede de comunicação da Central e a luta pela democratização dos meios que, nos últimos anos, transformou-se em uma das principais pautas dos movimentos sociais e de parte da sociedade brasileira.
 
Durante a semana, várias apresentações de projetos voltados para a comunicação foram discutidos. Os cursistas também mostraram as atividades formativas que foram realizadas nas suas bases. Alex Capuano, educador da CUT e um dos organizadores do curso, promoveu uma oficina de redes sociais com foco nas ações de rede no segundo dia do curso.
 
Na quarta, os cursistas visitaram a sede da TVT (TV dos Trabalhadores), que fica em São Bernardo do Campo, e logo em seguida foram recebidos pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, e pela secretária de nacional de Comunicação da CUT, Rosane Silva, no prédio da entidade, no bairro do Brás.
 
Secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, destaca que, além do caráter formativo, o curso é fundamental para a articulação das várias instâncias da Central em defesa de um modelo de comunicação mais democrático e plural. 
 
Além de preparar o movimento sindical cutista para um embate em defesa das conquistas da classe trabalhadora. "Nesse cenário em que a democracia e os direitos estão em jogo, cursos como esse, fruto de uma parceria entre comunicação e formação, ajudam a ampliar nossa voz e a nos qualificar para a luta de massas que passe pela batalha de ideias˜, explica. 
 
Para o secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, o curso ocorre justamente num cenário em que o movimento sindical deve se preparar para um dos momentos mais difíceis de sua história. 
 
"O momento é de potencializar a política para fazer o combate e o enfrentamento, tanto do ponto de vista do fortalecimento da nossa rede e do diálogo com nossa base, quanto para disputar uma visão de sociedade˜, afirmou. 
 
Segundo a educadora Maria Fro, também uma das organizadores do curso, o encontro aprofunda a estratégia de ação e articulação em rede a partir das regiões, objetivo desse curso.
 
“A expectativa é que as pessoas voltem para seus estados e se apropriem desse conteúdo, se tornem formadoras e façam a disputa política e por narrativas”, explicou.
 
Na noite desta quinta, Rosane e Tino fizeram um diálogo sobre os desafios atuais e futuros da rede nacional de comunicação da CUT e entregaram os certificados aos cursistas da primeira e segunda turma do Curso de Formação de Formadores em Comunicação.