Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/10/2013 às 07:06

Debate literário

Escrito por: Redação
Fonte: O Globo Online

Projeto 'Fala, autor' recebe o ator Lázaro Ramos no Sesc Tijuca para bate-papo sobre seu livro infantil. Antes, crianças assistirão à peça

Lázaro Ramos é o convidado desta terça do projeto mensal "Fala, autor", que, há cerca de um ano, aproxima crianças e escritores em bate-papos nas unidades do Sesc do Rio. Depois de se apresentar em Niterói, semana passada, o ator faz uma visita à Tijuca para falar de seu livro infantil "A velha sentada". A conversa acontece após a apresentação da peça musical "A menina Edith e a velha sentada", dirigida e adaptada pelo próprio ator.

Maria Gouvêa, coordenadora de literatura do Sesc Rio, explica como funciona o projeto:

- Antes de tudo, promovemos uma atividade relacionada à obra em escolas públicas. Cada aluno ganha um livro e é incentivado a ler por meio de oficinas literárias. Em seguida, eles vão até a unidade do Sesc para um debate com o autor. Esse é o primeiro caso em que o livro foi adaptado ao teatro. Logo, apresentaremos a peça antes, até mesmo para mostrar que a literatura tem o poder de convergência com outras linguagens artísticas.

Ela conta que o evento em Niterói foi um sucesso:

- O retorno foi muito bom, e as crianças adoraram.

O livro conta a história de Edith, de 9 anos, que só tem olhos para a televisão e o computador. A peça é um musical com elementos circenses, cinco atores e um músico. A trilha sonora, com 12 canções, é composta por Ricco Viana e Lázaro Ramos.

- Propõe-se uma reflexão na vida das crianças e adolescentes, com o objetivo de resgatar as brincadeiras do passado e ensinar o equilíbrio e o uso responsável da tecnologia - afirma Mariana Serrão, diretora de produção do espetáculo.