Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/01/2015 às 11:21

Documentos de Snowden apontam que Canadá espiona o Brasil na internet

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

A agência de espionagem eletrônica do Canadá tem interceptado e analisado informações de mais de 15 milhões de downloads de arquivos por dia como parte de um programa de vigilância global, que inclui o Brasil.

De acordo com a Reuters, o programa de vigilância, apelidado de Levitation (Levitação), inclui países aliados e parceiros comerciais do Canadá como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Portugal, informaram a reportagem da CBC News e o jornalista Glenn Greenwald.

A iniciativa de espionagem, revelada em 2012, em documentos obtidos pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, é a primeira revelação dos documentos a mostrar que o Canadá lançou seu próprio programa global de vigilância na Internet.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil criticou a espionagem canadense e reafirmou a posição do governo de estimular a privacidade digital, ao reiterar que liderou na Organização das Nações Unidas (ONU) iniciativas aprovadas sobre o tema.

O CSE é um órgão secreto e, como a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), controla comunicações eletrônicas e ajuda a proteger redes nacionais de computadores.