Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/05/2016 às 13:30

Documentos do escândalo 'Panama Papers' estão disponíveis para buscas online

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Os "Panama Papers", documentos vazados pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) os quais revelaram que o escritório Mossack Fonseca criou uma série de empresas offshore para personalidades de todo o mundo, estão parcialmente acessíveis ao público.
 
Segundo a AFP, qualquer internauta pode conferir o banco de dados sobre cerca de 200.000 empresas de fachada e nomes de pessoas. "É um avanço natural para a transparência, que permitirá que a sociedade civil tenha informações básicas sobre os dados contidos nos Panama Papers", declarou o diretor do ICIJ, Gerard Ryle. 
 
De acordo com Ryle, serão necessários muitos meses para explorar toda a documentação. "As pessoas vão encontrar nomes importantes que nos escaparam em uma primeira análise, e terão a oportunidade de entrar em contato conosco para compartilhar os dados encontrados", destacou.
 
A divulgação, que tem por objetivo dar transparência às informações e permitir que novos casos sejam revelados, foi rejeitada pela Mossack Fonseca, que ameaça bloquear a iniciativa na justiça. A empresa enviou uma carta ao ICIJ em que o convoca a desistir da publicação.
 
O escritório classificou a medida como "um roubo de informação e uma violação ao tratado de confidencialidade entre cliente e advogado, o que nos devemos esforçar em proteger". E acrescentou: "Esperamos que a polêmica não nos arraste a futuras ações legais".