Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

08/04/2016 às 16:27

Editor-executivo do 'NYT' responde artigo sobre declarações polêmicas de Gay Talese

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O editor-executivo do jornal americano The New York Times, Dean Baquet, respondeu a um artigo publicado na última quarta-feira (6/4) sobre declarações polêmicas que o jornalista e escritor Gay Talese fez durante uma conferência na Universidade de Boston.
 
Baquet explica que o texto também relatou um diálogo pessoal entre Talese e a jornalista investigativa Nikole Hannah-Jones, que trabalha para a New York Magazine, em que ele teria questionado como ela conseguiu emprego no NYT.
 
"Na tentativa de defender seu discurso, Talese foi citado no artigo chamando-a de "duas caras". Não foi dada a Nikole a chance de responder a isso. Aqui está o que teria dito: Contratei Nikole porque ela é uma das jornalistas mais talentosas e proeminentes de sua geração", disse.
 
"Ela cumpriu sua missão ao escrever sobre temas difíceis na vida americana, especialmente sobre a desigualdade racial na educação e a re-segregação das escolas americanas. Ela é uma combinação única de repórter com zelo investigativo, integridade inabalável e olhos de escritora", completou.
 
Baquet reforçou que a publicação foi falha por tratar a jornalista injustamente. Muitas vezes, somos desajeitadas para lidar com questões de raça e gênero. Esse episódio foi outro exemplo infeliz. Temos feito progressos em nossa cobertura, mas a melhor solução é continuar a construir uma redação mais diversificada", finalizou.
 
Gay Talese também chamou a atenção durante o evento ao comentar sobre mulheres escritoras. O jornalista viu dificuldade em responder sobre qual escritora o havia inspirado. Ele mencionou Nora Ephron e Mary McCarthy antes de dizer "nenhuma".
 
Talese justificou que as escritoras de sua geração não gostavam de conversar com estranhos, o que fez com que elas não se dedicassem a assuntos complexos. À agência de notícias AP, ele explicou que entendeu errado o questionamento. Para Talese, a pergunta referiu-se a qual repórter havia influenciado em sua juventude.