Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/03/2016 às 14:25

El País assume 'desafio digital'

Escrito por: Redação
Fonte: Meio e Mensagem

Jornal espanhol reorganiza seu quadro de diretores e se anuncia como 'uma grande plataforma de conteúdos em múltiplos formatos'

O espanhol El País vive uma nova fase. Essa foi a premissa divulgada na semana passada por meio de uma carta aberta escrita por Antonio Caño, diretor do jornal.
 
Próximo de completar 40 anos, a direção do El País decidiu marcar a data com uma transformação profunda.
 
Dentre os principais pontos dessa nova fase está uma reestruturação que inclui a nomeação de novos diretores. No caso das américas, Luis Prados foi escolhido para comandar a região com sede no México. Na carta, Caño afirma que o jornal "não tem medo de mudanças".
 
“Assumimos o compromisso de continuar publicando uma edição impressa do El País, e de mais qualidade, durante quanto tempo seja possível”, explicou Caño em uma carta aberta à redação. “Mas, entramos, de uma vez, na construção de um grande meio digital de cobertura global que possa atender às demandas dos novos e futuros leitores”.
 
Ainda de acordo com Caño, o El País reconhece quão delicado é o momento. “Consciente da “dura realidade enfrentada pelos que desempenham nosso ofício e pelos jornais em todo o mundo”. Segundo ele, a revolução que afeta os meios de comunicação ainda não terminou. "A migração de leitores de versões em papel às digitais é constante. Já se pode considerar um fato que o hábito da compra do jornal na banca ficou restrito a uma minoria”, afirmou Caño.
 
As principais mudanças no El País na carta aberta de seu diretor:
 
Canais de Distribuição
"No atual contexto tecnológico, os distintos canais de distribuição exigem uma constante e completa adaptação da forma em que se elabora a informação e dos formatos oferecidos ao público que consume o produto ofertado em diferentes telas".
 
Ferramentas utilizadas
"As mudanças nas dinâmicas de trabalho também trazem consigo uma transformação das ferramentas utilizadas e da própria redação. Além de modernos aparatos de comunicação que facilitam o trabalho à distância, nos próximos dias, os jornalistas do El País vão estrear um moderno espaço de trabalho".
 
Redação High Tec
"Será um amplo escritório aberto à colaboração e ao intercâmbio de ideias, com espaços para fomentar a criatividade, e onde as equipes vão se misturar para levar aos leitores novas histórias e produtos."
 
Profissionais
"No coração da redação ficará um grupo com perfis profissionais variados: jornalistas, editores gráficos e analistas de audiência. O objetivo é continuar contando com a confiança dos milhões de leitores que, de qualquer lugar do mundo, e através de qualquer suporte, consultam, cada dia, os conteúdos do El País."